Pular para o conteúdo principal

'Chegar a' ou 'Chegar em'?

A primeira forma é a correta. O verbo “chegar” rege a preposição a (Cheguei a Santos). Embora seja muito comum, “chegar em” é coloquialismo, portanto, é inadequado na escrita. A única exceção para o uso de “chegar em” é quando há referência a tempo (Chegar em cima da hora).

Comentários

Multi-Karr disse…
Nada disto. Depende de onde se fala, se estou em santos digo que chegar em, se estou em sao paulo direi chegar a santos. o verbo aceita as duas regencias.
Unknown disse…
Se você chegar na cidade de São Paulo com a cidade de Santos, poxa, trabalhão arrastar uma cidade inteira contigo, hein!? Você pode chegar "em" um carro
"à" cidade de São Paulo. Mas chegar a uma cidade levando a outra consigo é querer demais! hehehe
Unknown disse…
Você até pode chegar "à" cidade de São Paulo "em" um carro. Mas chegar "em" Santos "à" São Paulo... vai ser muito foda de sua parte. Arrastar uma cidade inteira para outra. rs
Unknown disse…
Você até pode chegar "à" cidade de São Paulo "em" um carro. Mas chegar em Santos à São Paulo... não creio que seja fisicamente, geologicamente e nem humanamente possível.

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).