Pular para o conteúdo principal

'Fim de ano' ou 'Final de ano'

O Natal e as festas se aproximam, mas nem mesmo nessa época de férias escolares e de descanso as dúvidas com relação à língua portuguesa deixam de aparecer. Afinal, o que vamos comemorar? As festas de fim de ano ou de final de ano? Qual das duas é a mais correta? Vamos entender como isso funciona.

1. O uso das duas formas é freqüente tanto na fala quanto na escrita. No entanto, se analisarmos as estruturas, concluiremos que “fim de ano” é mais correto que “final de ano”.

2. “Fim” é substantivo; “final”, adjetivo. Para sabermos qual classe de palavras se “encaixa” melhor nessa estrutura, basta trocar as palavras “fim” e “final” pelos antônimos “início” (substantivo) e “inicial” (adjetivo). A forma correta logo aparecerá.

3. Seria “inicial de ano”? Não, claro. É estranho demais aos nossos ouvidos.

4. Mas não é estranho “início de ano”. Isso porque um substantivo se encaixa melhor nessa estrutura do que um adjetivo.

5. Podemos seguir a mesma linha de raciocínio em outros casos parecidos.

6. Veja: fim de semana em vez de final de semana (início de semana / “inicial” de semana); fim do texto em vez de final do texto (início do texto / “inicial” do texto). Mas repare que na estrutura de “texto final” (ou “texto inicial”) o adjetivo se encaixa melhor.

Comentários

Lívia,

Estou com uma dúvida relacionada ao Post. Por gentileza, qual seria a melhor forma para escrever:

"de fim de ano" ou "do fim de ano".

Ex.: "As comemorações do fim de ano nos deixam mais próximos..."

Ótima postagem, parabéns pela competência.
Carolina Lima disse…
Estou com uma dúvida, o correto é "vejam até o final" ou "vejam até o fim" ??? Me ajudem, pfv!!!
Antes tarde do que nunca:

Eder, seu exemplo parece se referir a um comentário mais abrangente, algo mais genérico. Por isso, eu não usaria o artigo masculino. Soa melhor: "As comemorações de fim de ano...". Todos os anos, esse tipo de comemoração acontece, daí a ideia de algo que se repete, não especificamente de um ano.

Carolina, tanto faz. Nesse contexto, fim e final são sinônimos e as duas escolhas caem bem :)

Obrigada aos dois pelas contribuições!

Um abraço,
Artes disse…
Olá! Qual é o correto: “todos os finais de ano” ou “todo final de ano”?

Postagens mais visitadas deste blog

A todos ou à todos?

A primeira forma é a correta, sem crase. Relembrando, a crase marca a fusão do artigo “a(s)” com a preposição “a”. A palavra “todos” é um pronome indefinido plural e significa todo mundo, todas as pessoas. Como os pronomes não são acompanhados de artigos, aquele “a” que tem antes de “todos” é somente preposição, portanto, sem crase.

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

Vocês ou voceis?

A primeira forma é a correta de escrever a palavra.
A dúvida é pertinente, já que na fala aquele "i" aparece, e a gente ouve "voceis" mesmo. Em contextos muito informais, ouvimos até "ceis" (ceis vão lá? – perfeitamente compreensível, não?). MAS... na hora de escrever, é preciso saber que a palavra é "vocês".

A você ou à você?
A todos vocês ou à todos vocês?
Leia aqui.

Você ou voçê?
Leia aqui.