Pular para o conteúdo principal

'Pra mim fazer' ou 'Pra eu fazer'?

A segunda forma é a correta. Neste caso, deve-se ter um sujeito antes do verbo no infinitivo. O pronome “mim” está errado porque não tem essa função. “Eu”, assim como “você”, “ele”, são pronomes pessoais que funcionam como sujeito. “Para eu fazer” = “Para que eu faça”.

Comentários

NuLules disse…
Nem sempre é errado. Em 'é difícil para mim fazer o empréstimo', há uma inversão, a ordem direta é 'fazer o empréstimo é difícil para mim'. O mim não é sujeito do verbo fazer, é complemento nominal do adjetivo difícil.

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).