Pular para o conteúdo principal

Mau e Mal

Quem nunca foi pego pela dúvida na hora de escrever essas palavras que têm a mesma pronúncia? Onde usamos uma e outra? Elas têm o mesmo sentido? Fica muito fácil eleger a forma certa em cada contexto depois que passamos a conhecer suas funções e seus significados. Vamos entender como isso funciona.

1. “Mau”, como adjetivo, atribui uma característica ao substantivo que acompanha. Ele pode se flexionar em gênero (“menina má”) e número (“más companhias”, “maus tempos”). “Mau” também pode se substantivar (“os maus serão punidos”) e, da mesma forma como o adjetivo, se flexionar.

2. “Mal”, como advérbio, acrescenta uma característica de modo a alguns adjetivos ou ao verbo que acompanha (“mal educado” e “dormiu mal”). Como conjunção, liga orações e equivale a “tão logo”, portanto, traz uma idéia de tempo (“mal chegou, quis sair”). Quando vem antecedido por um artigo ou pronome, expresso ou subentendido, “mal” torna-se substantivo (“lutamos contra o mal” e “desse mal não sofro mais“).

3. Depois do exposto, podemos perceber que, embora tenham o aspecto negativo por semelhança, essas duas palavras têm funções diferentes e por isso não podem ser confundidas.

4. Se ainda restarem dúvidas, uma dica para saber qual forma escolher na hora de escrever é: “mau” opõe-se a “bom” e “mal” opõe-se a “bem”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).