Pular para o conteúdo principal

Embaixo e em baixo

Pensar por analogia nos ajuda a esclarecer dúvidas na hora de escrever. Mas nem sempre. É o que acontece com “embaixo” e “em baixo”. Se pensarmos na grafia de “em cima” e escrevermos “em baixo”, erraremos. Neste caso, a incoerência de grafia torna-se uma armadilha. Vamos entender como isso funciona.

1. A incoerência está no fato de um advérbio ser escrito junto e outro, separado. Para referir-se a algo que está situado em um plano ou ponto inferior, escrevemos “embaixo” (junto): “a bola foi parar embaixo do carro”. E se queremos dizer que algo se encontra em uma parte mais elevada, usamos duas palavras: “em cima” (“as frutas estão em cima da mesa”).

2. Escrevemos “em baixo” quando “baixo” for um adjetivo, uma palavra autônoma, portanto, separada de “em”, que funciona como preposição. Exemplo: “Ela falou em baixo tom”. Sendo um adjetivo, essa palavra pode se flexionar: “O avião estava em baixa altitude”.

3. A confusão, agora já esclarecida, não acontece somente com esse par. Assim como “embaixo” e “em baixo”, “debaixo” e “de baixo” também deixam algumas pessoas em dúvida.

4. A solução é a mesma. O par é “de cima” e “debaixo”, um separado e o outro junto. Veja os exemplos: “de cima da cama” e “debaixo da cama”. Já em “olhou o vestido de baixo a cima”, o significado é bem diferente, embora na grafia haja pouca diferença.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).