Pular para o conteúdo principal

Crase em 'Sujeito a'

Acidentes e algumas infrações de trânsito são responsáveis por deixar os veículos sujeitos a guincho e/ou a multa. Com o objetivo de advertir as pessoas quanto a essas punições, vemos muitos avisos em portões de garagens: “Não estacione. Sujeito a guincho”. Mas como escrever corretamente? Com crase ou sem crase? Vamos entender como isso funciona.

1. Ocorre crase quando há a fusão da preposição “a” com o artigo “a(s)” e com os pronomes demonstrativos “aquele(s)”, “aquela(s)” e “aquilo(s)”.

2. Em “sujeito a multa”, há somente a preposição “a” porque a palavra seguinte foi empregada em sentido genérico, ou seja, não determinada por artigo nem pelos pronomes demonstrativos citados no item 1. Por esse motivo, a crase não se justifica nessa estrutura. Se houvesse referência à multa, isto é, se a palavra “multa” estivesse determinada, haveria crase. Exemplos: “O infrator estará sujeito à multa de R$ 85”; “Fulano ficou sujeito àquela multa da qual fomos avisados”.

3. Na famosa frase “sujeito a guincho” não há crase porque “guincho” é uma palavra masculina. Neste caso, não podemos dizer “sujeito ao guincho”, pois, assim como “sujeito a multa”, não há um complemento que o determine. Se houver referência a alguma especificação, o artigo estará presente. Exemplo: “O carro estava sujeito ao guincho da prefeitura”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).