Pular para o conteúdo principal

Fui eu que fiz

“Foi eu que fiz”, “Fui eu que fiz” ou “Fui eu quem fez”? Esses tipos de construção sempre nos deixam em dúvida nos piores momentos, geralmente na hora da fala. Mas a notícia é boa: duas das três formas estão corretas. Vamos analisar as estruturas uma por uma e entender como isso funciona.

1. Comecemos pela forma que está incorreta: “Foi eu que fiz”. O erro está na concordância do verbo “ser” porque está conjugado na terceira pessoa, quando deveria estar na primeira pessoa, concordando com “eu”.
2. Agora que já sabemos que o início será sempre “fui eu”, temos de escolher entre dois pronomes: “que” ou “quem”.
3. Em “fui eu que fiz”, o “que” retoma o sujeito da primeira oração (“eu”), portanto, a concordância do verbo “fazer” também deve ser na primeira pessoa (“eu fiz” – “que fiz”). No caso de plural, teremos “fomos nós que fizemos”.
4. Já em “fui eu quem fez”, temos o pronome “quem”, que é da terceira pessoa do singular, portanto, o verbo também deve estar conjugado na terceira pessoa: “quem fez”.
5. É importante ressaltar que a concordância com o pronome “quem” sempre será feita no singular, mesmo que a primeira oração seja plural. Exemplo: “fomos nós quem fez”. Essa construção é gramaticalmente correta, embora nos pareça muito estranha e não a usemos em situações de fala.

Comentários

NuLules disse…
Isso está desatualizado. O pronome quem também pode concordar com seu antecedente: fui eu quem resolvi o problema / foram eles quem explicaram a questão / fomos nós quem determinamos as regras

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).