Pular para o conteúdo principal

'A cerca de' e semelhantes

Há palavras e expressões que só geram dúvida na hora de escrever. Esse é o caso das formas: “a cerca de”, “há cerca de” e “acerca de”. Embora sejam diferentes, na fala não há erro porque todas têm a mesma pronúncia, mas na escrita precisamos saber eleger a forma correta. Vamos entender como isso funciona.

1. “A cerca de” e “cerca de” são locuções que equivalem a “perto de”, “aproximadamente”. Exemplos: “A torcida ficava a cerca de 20 metros dos jogadores” e “Cerca de 200 pessoas estavam presentes”. É importante ressaltar que, por indicar um número ou valor aproximado, “a cerca de” não deve acompanhar um número quebrado.
2. Agora que sabemos que “cerca de” significa aproximadamente, se colocarmos o verbo “haver” antes dessa locução, teremos uma expressão correspondente a “faz aproximadamente”, “desde mais ou menos”. Exemplos: “O ônibus partiu há cerca de 15 minutos” (“faz aproximadamente”) e “A loja está aberta há cerca de seis meses” (“desde mais ou menos”).
3.A locução “acerca de” corresponde a “quanto a”, “a respeito de” e “sobre”. Exemplos: “Falou acerca da chegada do homem à Lua” e “Quero saber tudo acerca de informática”.
4. “Acerca” significa, de acordo com o dicionário “Houaiss”, “a pouca distância; perto, próximo, vizinho” e “quase”. Exemplos: “O garoto estava acerca da casa em que fora deixado”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

Vocês ou voceis?

A primeira forma é a correta de escrever a palavra. A dúvida é pertinente, já que na fala aquele "i" aparece, e a gente ouve "voceis" mesmo. Em contextos muito informais, ouvimos até "ceis" (ceis vão lá? – perfeitamente compreensível, não?). MAS... na hora de escrever, é preciso saber que a palavra é "vocês". A você ou à você? A todos vocês ou à todos vocês? Leia aqui . Você ou voçê? Leia aqui .