Pular para o conteúdo principal

Réveillon e Ano-Novo

De onde veio e como usamos a palavra Réveillon? O que ela significa? O correto é Ano Novo ou Ano-Novo? Dia 1º de janeiro ou dia 1 de janeiro? Vamos às respostas.

1. Réveillon
O substantivo masculino Réveillon veio do francês e tem três significados de acordo com o dicionário “Houaiss”: ceia da noite de Ano-Novo; festejos que costumam acompanhar a ceia e a passagem do ano; e véspera de Ano-Novo. Geralmente a palavra é escrita com inicial maiúscula.

2. Ano-Novo
Para se referir ao ano entrante, à festa e ao momento da passagem do ano, escrevemos Ano-Novo (com plural: Anos-Novos). O hífen marca a união de duas palavras que, juntas, formam outra com sentido independente. Também é costume escrever as iniciais com letra maiúscula.

3. Dia 1º ou dia 1?
A primeira forma é a única correta. A norma oficial para escrever a data em algarismos é 1º de janeiro, por se tratar do primeiro dia do mês, e não 1 ou 01. A propósito, Feliz 2008!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A todos ou à todos?

A primeira forma é a correta, sem crase. Relembrando, a crase marca a fusão do artigo “a(s)” com a preposição “a”. A palavra “todos” é um pronome indefinido plural e significa todo mundo, todas as pessoas. Como os pronomes não são acompanhados de artigos, aquele “a” que tem antes de “todos” é somente preposição, portanto, sem crase.

‘Idéia de girico’ ou ‘idéia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem idéias de jerico”.