Pular para o conteúdo principal

'A sargento' ou 'A sargenta'?

A primeira forma é a correta e a mais usual, mas a segunda não está errada. Existe no português a forma sargenta, mas ela não foi adotada pelas Forças Armadas (optaram por empregar o nome do posto tanto para os homens quanto para as mulheres). Assim, a diferenciação entre masculino e feminino é feita pelo artigo: o sargento, a sargento.

Comentários

ADVOCACIA disse…
Bela explicação, o termo está errado só porque as forças armadas não adotaram...kkk
Unknown disse…
Se não foi adotada, só existe no dicionário
Ver a luz se há disse…
Acho muito melhor mesmo, desnecessário feminino para patentes.
Unknown disse…
Acredito que o sargento do militarismo é o nome de uma ferramenta por isso nao tem feminino, como cabo, e o soldado.

Sargento ferramenta de arroxo e fixação.

Cabo da ferramenta auxilia o uso da ferramenta.

Soldado "moldado"
Jodivar disse…
Soldado, no jargão militar, refere-se àquele que recebe soldo, portanto todo militar, independente da patente, é um soldado. No entanto, o termo é usado também para referir ao integrando círculo hierárquico dos Cabos e Soldados, o de menor grau na carreira. Assim, "soldado" pode se referir, em específico, ao militar de menor patente quanto, genericamente, para qualquer militar.

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).