Pular para o conteúdo principal

'Com relação a' ou 'Em relação a'?

As duas formas estão corretas, mas são usadas em diferentes casos. A expressão “com relação a” deve ser usada para introduzir algum assunto. Ex.: “Com relação ao aquecimento global, é preciso tomar medidas para reduzir seus efeitos”. Já “em relação a” introduz a idéia de comparação e geralmente aparece em frases que abordam números. Ex.: “O PIB deste ano aumentou em relação ao de 2006”.

Comentários

meu blog disse…
Excellens opus haec pagina vestra! - É assim que elogio um ótimo trabalho. Sou professor de latim, português e francês. Já elaborei apostila nas três línguas. Entretanto, nunca havia atinado para a differença semântica entre essas duas expressões. Vivendo e aprendendo. Obrigado. Até a próxima. João Luiz Lins
Lorena disse…
Parabéns pelo blog e obrigada pelas informações tão úteis!
Unknown disse…
Boa tarde! Gostaria de ver exemplos do uso de "em relação". Obrigada.
André disse…
Essa dúvida era perene em minha vida! Sempre que usava esses termos, ficava em dúvida. Agora, assunto esclarecido. Muito bom!


Sávio Christi disse…
Parabéns pelo conteúdo todo dinâmico e elucidativo!

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).