Pular para o conteúdo principal

Casos de homonímia (5)

1. Espiar e Expiar
“Espiar” é observar secretamente, olhar às escondidas, espreitar (“Grupo vai espiar cidades para implantar câmeras”). Também pode significar olhar, dar uma espiadela (“Gosta de ficar à janela espiando as pessoas que passam na rua”). Já “expiar” tem o sentido de sofrer as conseqüências de algo, remir(-se), tornar(-se) puro (“Expia, na pobreza, a vida dissipada de outrora”).
2. Intercessão e Interseção
“Intercessão” é o ato de interceder, é a intervenção (“A intercessão dele na briga foi para evitar uma tragédia”). Já “interseção”, ou intersecção, significa cruzamento, o encontro de duas linhas ou dois planos que se cortam; o ponto desse encontro.

Veja a continuação: Casos de homonímia (6).

Comentários

Unknown disse…
Cruzamento ou encontro de duas linhas é interseção ou intersecção, ao contrário do que está escrito no item 2 do post.
Muito bem observado, Patricia.
O post foi corrigido.
Obrigada!

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

Vocês ou voceis?

A primeira forma é a correta de escrever a palavra. A dúvida é pertinente, já que na fala aquele "i" aparece, e a gente ouve "voceis" mesmo. Em contextos muito informais, ouvimos até "ceis" (ceis vão lá? – perfeitamente compreensível, não?). MAS... na hora de escrever, é preciso saber que a palavra é "vocês". A você ou à você? A todos vocês ou à todos vocês? Leia aqui . Você ou voçê? Leia aqui .