Pular para o conteúdo principal

Casos de paronímia (1)

São chamadas de parônimas as palavras muito semelhantes na escrita e na pronúncia, mas que têm significados diferentes. A lista é grande, por isso devemos ter atenção na hora de escrevê-las e saber seu significado, a fim de não incorrermos em erro. Publicaremos aqui, a partir de hoje, sempre aos domingos, casos de paronímia.

1. “Mandado” e “mandato”: de acordo com o “Houaiss”, um dos sentidos de “mandado” é “ordem escrita emitida por autoridade pública”. Ex.: “Mandado de busca e apreensão”. O emprego mais
comum da palavra “mandato” é com o sentido de “período de exercício de um cargo eleitoral”. Ex.: “O prefeito está no meio do mandato”.
2. “Ratificar” e “retificar”: “ratificar” significa confirmar, comprovar, reafirmar, validar. Ex.: “O resultado ratificou minha previsão” e “Ela ratificou tudo o que afirmou antes”. Já “retificar” é mais usado com o sentido de corrigir, emendar, portanto, o oposto de “ratificar”. Ex.: “A notícia do jornal foi retificada” e “Ele retificou o endereço”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).