Pular para o conteúdo principal

'Semi-novo' ou 'seminovo'?

O correto é seminovo, pois o prefixo “semi” só tem hífen diante de vogais, “h”, “r” e “s”. Exemplos: semi-árido e semicírculo. Por que, então, não podemos escrever semi novos? É simples: porque “semi”, sendo um prefixo, não tem sentido autônomo e precisa estar junto a outra palavra.

Comentários

NuLules disse…
Isso está desatualizado. Os prefixos terminados em vogal (auto, contra, extra, infra, intra, neo, proto, pseudo, semi, supra, ultra, ante, anti, arqui, sobre, macro, micro, mega, mini, maxi, tele) só exigem hífen diante de H ou vogais iguais, se começar com R ou S, dobram-se as consoantes, se começar com vogal diferente ou consoante diferente de H, é tudo junto.

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

Vocês ou voceis?

A primeira forma é a correta de escrever a palavra. A dúvida é pertinente, já que na fala aquele "i" aparece, e a gente ouve "voceis" mesmo. Em contextos muito informais, ouvimos até "ceis" (ceis vão lá? – perfeitamente compreensível, não?). MAS... na hora de escrever, é preciso saber que a palavra é "vocês". A você ou à você? A todos vocês ou à todos vocês? Leia aqui . Você ou voçê? Leia aqui .