Pular para o conteúdo principal

Corpo delito ou corpo de delito?

A segunda forma é a correta, apesar de vermos parte da imprensa escrever erroneamente “corpo delito”.
Corpo de delito é o termo jurídico usado para nomear o exame realizado por um perito. Esse exame tem por objetivo constatar a materialidade do fato criminoso, ou seja, a existência do crime.

Comentários

Unknown disse…
Bom Dia !

Qual seria o correto:- CORPO DO DELITO(ou seja DO ocorrido ou crime cometido) ou DE delito?


Sempre temos dúvidas quanto a esse uso.

Difere naturalmente da expressão "DE FATO E DE DIREITO" onde esse DE torna inespecífico,enquanto o DO restringiria essa aplicação.

Entendemos então que :"DO DELITO" restringe a ação e examina o fato,enquanto "DE DELITO" seria de abrangência generalizada.Por isso,entendemos que a ação de examinar ou proceder a um "corpo do delito"examinaria o "O CORPO"lesado ou atingido por uma ação e causa específica.

Gostaria das saber das VV opiniões

Att
JATeixeira
Escrever um comentário em um blog sobre Língua Portuguesa gera desconforto pelo receio de passar vergonha. Mas gostaria de agradecer. Foi muito útil para mim. DEUS os abençoe!!

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).