Pular para o conteúdo principal

Segmento e seguimento?

Os dois substantivos existem e têm significados diferentes.
Segmento é uma das partes de algo que foi dividido. Exemplo: Dentre os itens pesquisados, o segmento de produtos alimentícios foi o que teve maior alta. Já seguimento, do verbo seguir, significa continuação. Exemplo: O profissional deu seguimento a seu trabalho.

Comentários

david santos disse…
Desconhecia este blogue. Pois até ao momento, nunca vi um blogue que tanto despertasse o meu interesse.
Sou português, "sei" português, mas sem dúvida que este blogue merece os meus maiores elogios, não só por oportunismo, pois nunca se sabe quando cá virei recorre-me dele, mas pelo interesse geral. Porque, não me envergonho de o dizer, no português ainda há muita coisa que nos baralha.
Parabéns e um bom Domingo.
Gostava de saber sempre quando nos traz coisas novas. E digo, gostava, porque o meu blogue não tem hiperligações. Ou melhor, tem 3 que são de pessoas com interesses no blogue. Que não sou eu, claro.
Abraços.


David Santos

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).