Pular para o conteúdo principal

Incipiente ou insipiente?

As duas formas existem, mas têm significado diferente.
Incipiente, com "c", é o que está no início, o principiante. É um adjetivo de dois gêneros, ou seja, não varia em masculino e feminino. Exemplos: conhecimentos incipientes (= conhecimentos iniciais); professor incipiente (= professor iniciante, com pouca experiência); "[A Armênia é] Um país de futebol incipiente, que nunca participou da Eurocopa ou Copa do Mundo e cuja seleção ocupa a 66ª colocação no ranking da Fifa." (Folha de S.Paulo, 14/7/2013, neste link).
Já insipiente, com "s", é o que não tem saber, não tem sapiência. É o contrário de sábio. Também pode significar simplório, tolo e até sem juízo. Também é um adjetivo de dois gêneros. Exemplos: pessoa insipiente (= pessoa simplória, tola, ignorante); aquele programa X da TV, que já foi respeitável, hoje é insipiente.

(Texto alterado em 22/7/2013 para acréscimo de exemplos.)

Comentários

Anônimo disse…
Tão bom visitar o blog!
=)

Parabéns pelo trabalho!

Grande abraço!
jakeline magna disse…
adoreiii o blog altas dicas... continueeee...
Obrigada!
Continuarei ;)
Mandem sugestões também :)
Mariana Xavier disse…
Gostei do blog mas faltou alguns exemplos!!
Vou acrescentar, Mariana! Obrigada.
Service disse…
inCipiente - início
inSipiente - saber, sabedoria, conhecimento

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).