Pular para o conteúdo principal

Mais bem feito

Oposição básica que aprendemos na escola: bem é antônimo de mal e bom, de mau.
Também fomos ensinados que devemos escrever “melhor” em vez de “mais bem” e “mais bom”. O mesmo vale para “mais mal” e “mais mau”, que vira “pior”. Exemplos: Fui bem na prova de matemática, mas meu irmão foi melhor. Já no teste de português ele foi pior.
Sabendo como chegamos nas palavras “melhor” e “pior”, temos consciência de que não devemos escrever “mais melhor” e “mais pior”. Até aqui tudo bem. Agora, e os casos em que lemos “mais bem feito”, por exemplo? Seria erro? Nem sempre.
Diz a regra que, quando os advérbios “bem” e “mal” vêm antes de um particípio, eles não se contraem com o “mais” que os antecede. Temos, assim, “trabalho mais bem feito”, “peças mais bem colocadas”.
No entanto, hoje já se admite o uso de “melhor” em construções como essas. Ex.: O time melhor colocado recebeu elogios.
Para fazer a melhor escolha, use o ouvido e o bom senso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

Vocês ou voceis?

A primeira forma é a correta de escrever a palavra. A dúvida é pertinente, já que na fala aquele "i" aparece, e a gente ouve "voceis" mesmo. Em contextos muito informais, ouvimos até "ceis" (ceis vão lá? – perfeitamente compreensível, não?). MAS... na hora de escrever, é preciso saber que a palavra é "vocês". A você ou à você? A todos vocês ou à todos vocês? Leia aqui . Você ou voçê? Leia aqui .