Recentemente, foi publicado o seguinte título em uma matéria do BOM DIA:
“Preparo profissional e estimular senso crítico são metas”
Falta a ela paralelismo. A simetria no emprego de palavras e estruturas gramaticais garante o paralelismo.
Ele pode estar no uso do artigo. Se escrevemos uma seqüência de palavras, ou colocamos artigo em todas ou em nenhuma. Exemplos: “comi salada e carne”, “comi a salada e a carne”. A falta de paralelismo está em “comi salada e a carne”.
Essa regrinha de ouro também se aplica a vários momentos do texto, como nos casos de regência verbal.
Vamos analisar a falta de paralelismo do título citado anteriormente.
Dois itens são metas: preparo profissional e estimular senso crítico. O primeiro é o preparo, substantivo; o outro, estimular, verbo. Para adequar o título, há duas possibilidades: dois substantivos ou dois verbos. “Preparo profissional e estimulação/estímulo do senso crítico são metas” ou “Preparar para profissão e estimular senso crítico são metas”.
“Preparo profissional e estimular senso crítico são metas”
Falta a ela paralelismo. A simetria no emprego de palavras e estruturas gramaticais garante o paralelismo.
Ele pode estar no uso do artigo. Se escrevemos uma seqüência de palavras, ou colocamos artigo em todas ou em nenhuma. Exemplos: “comi salada e carne”, “comi a salada e a carne”. A falta de paralelismo está em “comi salada e a carne”.
Essa regrinha de ouro também se aplica a vários momentos do texto, como nos casos de regência verbal.
Vamos analisar a falta de paralelismo do título citado anteriormente.
Dois itens são metas: preparo profissional e estimular senso crítico. O primeiro é o preparo, substantivo; o outro, estimular, verbo. Para adequar o título, há duas possibilidades: dois substantivos ou dois verbos. “Preparo profissional e estimulação/estímulo do senso crítico são metas” ou “Preparar para profissão e estimular senso crítico são metas”.
Comentários