Pular para o conteúdo principal

Custo-benefício, custo—benefício ou custo/benefício?

A primeira forma é a correta.
Custo-benefício, com hífen, é uma grafia vista com frequência na mídia. Ainda que essa palavra composta não esteja registrada no Volp, ela já aparece como vocábulo novo no Aulete digital.
O travessão e a barra não são usados para formar uma palavra composta em português. E há ainda quem pense em colocar dois-pontos! Custo:benefício! Não acredita? Veja aqui

Comentários

Renato Sassone disse…
Muito obrigado pela dica, consultei o VOLP, mas me esqueci do Aulete!
Andréa Carvalho disse…
Obrigada! Você me ajudam muito!!!
willia Laife disse…
Eu sou grato de coração, desejo tudo de bom pra te cuntinua assim!

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

Tencionar ou tensionar?

As duas palavras estão corretas, mas não significam a mesma coisa. Tensionar, escrito com "s", tem o sentido de imprimir força ou realizar esforço para deixar algo estendido ou retesado. Exemplos: "a corda ficou tão tensionada que se rompeu", "o corredor tensionou a musculatura das pernas". Tensão é o substantivo relacionado a esse verbo. E quem nunca passou por um momento tenso na vida? Já tencionar, com "c", significa ter intenção, intentar, projetar, planejar. Exemplo: "tenciono viajar durante três meses no ano que vem". No âmbito jurídico, tencionar é o ato de o juiz escrever seu voto ou tenção em um processo judicial, conforme explica o dicionário Houaiss.