Pular para o conteúdo principal

Vultoso ou vultuoso?

As duas palavras existem, mas têm sentidos diferentes.
Vultoso significa volumoso, muito grande, de grande importância, considerável. Exemplos: O evento gera vultosos recursos, advindos das diversas atrações oferecidas. Ele gastou uma vultosa soma em dinheiro para construir sua casa.
Já vultuoso, palavra usada na área médica, refere-se à pessoa acometida de vultuosidade, que é o estado do rosto quando as faces e os lábios estão vermelhos e inchados, e os olhos salientes, conforme explicam os dicionários eletrônicos Houaiss e Michaelis. Exemplo: Veja como seu rosto está vultuoso, com lábios vermelhos e inchados e olhos salientes. Procure um médico.
Vultoso e vultuoso são palavras parônimas, muito semelhantes na escrita e/ou na pronúncia, mas não significam a mesma coisa.

Comentários

Ao dar o exemplo a palavra vultuoso, utilizou incorretamente "vultoso".
Obrigada, João!
A postagem foi atualizada.

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

Vocês ou voceis?

A primeira forma é a correta de escrever a palavra. A dúvida é pertinente, já que na fala aquele "i" aparece, e a gente ouve "voceis" mesmo. Em contextos muito informais, ouvimos até "ceis" (ceis vão lá? – perfeitamente compreensível, não?). MAS... na hora de escrever, é preciso saber que a palavra é "vocês". A você ou à você? A todos vocês ou à todos vocês? Leia aqui . Você ou voçê? Leia aqui .