Pular para o conteúdo principal

"Nada de mais" ou "nada demais"?

A primeira forma é a correta.
Nada de mais, nada de menos. Não: nada "demenos".
É preciso ficar com o "de": nada de interessante, nada de importante, nada de blablablá.
O "de" não é de "demais". Demais é um advérbio que significa demasiadamente, em excesso, além da conta. Não parece fazer sentido: "Isso não é nada de em excesso". Já parece fazer sentido: "Isso não é nada de mais".
Mais uma: Há a locução "por demais", que significa demasiadamente, excessivamente.
Vale lembrar da frase exclamativa: Isso é demais! Nesse caso, é "demais", junto assim. Não temos aqui o "nada de". Temos aqui o "isso é". Isso é demais, é incrível, é complicado, é, às vezes, difícil de explicar.

Comentários

Olá Iara, agora sei usar o nada de mais hehe eita!


bjos
Mosca na Sopa disse…
Obrigaada!! Agora sei a diferença e como usar!! ;)
Isaac Marinho disse…
"Nada demais", pode ser usada quando se quer dizer que alguém pratica natação excessivamente.

Ex.: Fulano nada demais.

o_O'
Lívio disse…
"Isso não é nada em excesso" não me parece ser completamente desprovido de sentido.
Concordo contigo. Logo que li pensei que era um exemplo infelix. Mas, de qualquer forma, o correto é "nada de mais" simplesmente pelo contraponto, "nada de menos".
Guilherme Balan disse…
ótima explicação, com muitos exemplos pra deixar bem visível, obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).