Pular para o conteúdo principal

A crase e os horários

Lojas, supermercados e outros estabelecimentos têm sempre seu horário de funcionamento exposto para quem quiser ver. Até aí tudo bem. A partir disto, vemos crases e abreviações sem critério em quase todos esses informativos. Vamos entender como isto funciona.
A abreviação de horas é “h”. Somente “h”, junto ao número, sem espaço e sem mais letras depois disso. Portanto, é errado escrever “hs”, “hs.”, “hrs” ou “hrs.”. Só para reforçar, a abreviação é única para singular e plural: “h”. O mesmo vale para os minutos: “min”.
Crase = preposição “a” + artigo definido “a” ou “as”
Para determinar um período utilizando os dias da semana, usamos as preposições “de” e “a”: “de segunda a sexta-feira”. Neste caso não há crase porque não usamos artigo para mencionar esses dias, assim temos só a preposição “a”.
Para as horas, há duas possibilidades. Sem o artigo definido, portanto, sem crase: “de 8h a 18h” e com o artigo definido, portanto, com crase: “das 8h às 18h” (= de+as 8h a+as 18h). Por isso não faz sentido escrever “das 8h a 18h” ou “de 8h às 18h”.

Comentários

Unknown disse…
Muito clara e objetiva a explicação. Parabéns
bete disse…
A melhor explicação que pesquisei, sucinta e de fácil compreensão. Parabéns.
AVE CESAR disse…
Muito boa a explicação, obrigado.
Unknown disse…
Um caso de Paralelismo sintático.
Se usar artigo no começo (de+as) tem q usar posteriormente tbm (a+as).
MPR Informática disse…
Puts, quero te agradecer muito: obrigado, obrigado e obrigado
Pedro Peagá disse…
Sensacional! Nunca vi algo tão claro e objetivo para o tema! Parabéns e muito obrigado!
Mi Valmor disse…
e quando for o caso de usar apenas minutos
ex:

0 a 15 minutos
ou
0 à 15 minutos?
Quanto a "minuto", podemos dizer:
do minuto 0 ao 15
ou
de 0 a 15 minutos
ou
0 a 15 minutos
Sempre sem crase :)

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

Vocês ou voceis?

A primeira forma é a correta de escrever a palavra. A dúvida é pertinente, já que na fala aquele "i" aparece, e a gente ouve "voceis" mesmo. Em contextos muito informais, ouvimos até "ceis" (ceis vão lá? – perfeitamente compreensível, não?). MAS... na hora de escrever, é preciso saber que a palavra é "vocês". A você ou à você? A todos vocês ou à todos vocês? Leia aqui . Você ou voçê? Leia aqui .