Pular para o conteúdo principal

Casos de homonímia (7)

1. Senso e Censo
“Senso” significa juízo, entendimento, sentido, prudência, a qualidade do que é sensato. Também é a faculdade de julgar, de sentir, de apreciar (“senso de humor”, “senso de justiça”). Já “censo” é, de acordo com o “Houaiss”, o mesmo que rendimento tributável, embora seja amplamente usado com o sentido de censo demográfico.
2. Taxar e Tachar
“Taxar” é o mesmo que cobrar um tributo ou um imposto sobre algo (“O Brasil taxa a importação de carros importados”). Também pode significar fixar um preço; regular, impor limites. Já “tachar” tem o sentido de desaprovar, censurar, criticar, apontar defeitos e qualificar.

Veja a continuação: Casos de homonímia (8).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

Vocês ou voceis?

A primeira forma é a correta de escrever a palavra. A dúvida é pertinente, já que na fala aquele "i" aparece, e a gente ouve "voceis" mesmo. Em contextos muito informais, ouvimos até "ceis" (ceis vão lá? – perfeitamente compreensível, não?). MAS... na hora de escrever, é preciso saber que a palavra é "vocês". A você ou à você? A todos vocês ou à todos vocês? Leia aqui . Você ou voçê? Leia aqui .