Pular para o conteúdo principal

Custo-benefício, custo—benefício ou custo/benefício?

A primeira forma é a correta.
Custo-benefício, com hífen, é uma grafia vista com frequência na mídia. Ainda que essa palavra composta não esteja registrada no Volp, ela já aparece como vocábulo novo no Aulete digital.
O travessão e a barra não são usados para formar uma palavra composta em português. E há ainda quem pense em colocar dois-pontos! Custo:benefício! Não acredita? Veja aqui

Comentários

Renato Sassone disse…
Muito obrigado pela dica, consultei o VOLP, mas me esqueci do Aulete!

Postagens mais visitadas deste blog

A todos ou à todos?

A primeira forma é a correta, sem crase. Relembrando, a crase marca a fusão do artigo “a(s)” com a preposição “a”. A palavra “todos” é um pronome indefinido plural e significa todo mundo, todas as pessoas. Como os pronomes não são acompanhados de artigos, aquele “a” que tem antes de “todos” é somente preposição, portanto, sem crase.

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

Vocês ou voceis?

A primeira forma é a correta de escrever a palavra.
A dúvida é pertinente, já que na fala aquele "i" aparece, e a gente ouve "voceis" mesmo. Em contextos muito informais, ouvimos até "ceis" (ceis vão lá? – perfeitamente compreensível, não?). MAS... na hora de escrever, é preciso saber que a palavra é "vocês".

A você ou à você?
A todos vocês ou à todos vocês?
Leia aqui.

Você ou voçê?
Leia aqui.