Pular para o conteúdo principal

Salário mínimo ou salário-mínimo?

As duas formas existem.
Salário mínimo (substantivo + adjetivo) é a menor remuneração mensal que o empregador pode pagar ao empregado. Esse valor é determinado pelo governo e sofre reajustes anuais. Podemos dizer apenas "mínimo". Exemplos: O salário mínimo é de R$ 937,00 em 2017. Eles recebem o três salários mínimos. É impossível viver com o mínimo no valor em que está.
Já salário-mínimo (substantivo composto) refere-se ao trabalhador que recebe o salário mínimo, conforme o Dicionário Houaiss e o Aulete Digital. Por extensão de sentido, é o trabalhador mal remunerado. Exemplo: Os salários-mínimos daquela empresa não serão demitidos. (Um exemplo fictício, porque não encontrei esse uso na mídia, já que há um sentido depreciativo que pode ser julgado como preconceituoso.)

Comentários

Service disse…
Da mesma forma: relações-públicas (profissional): Ele é o relações-públicas da empresa. e relações públicas (atividade): Ela trabalha em relações públicas.

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).