Pular para o conteúdo principal

DVD's ou DVDs?

A segunda forma é a correta. Com apenas um “s” e sem espaço. Não se usa o apóstrofo ( ' ) na formação do plural de siglas.
Em português, o apóstrofo indica a omissão de um fonema (letra). Exemplo: copo de água = copo d'água.
Veja plurais corretos: CDs, DVDs, RGs, CPFs, UTIs, ONGs.

Comentários

Cel disse…
Oi Meninas,

o que eu vou comentar aqui é uma breve lembrança que eu tenho da época da faculdade de Letras. Não consegui encontrar algum livro que confirme, mas eu me lembro (até hoje) da discussão em sala de aula sobre este assunto.
Sendo DVD uma palavra composta por apenas iniciais de varias outras, esta não deveria ser pluralizada, assim como CD, ONG, PM e outras, então: guardei meus DVD em uma caixa.
Mas esta outra forma (DVDs) já está oficializada pelos periódicos de grandes circulações e fico na dúvida. Qual devo usar? A que me parece lógica ou a popular?

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).