Pular para o conteúdo principal

Que tal e quetais

“Quetais. Essa palavra existe?”
Na hora, pensei que tinha faltado um espaço, seria “que tais”. Ainda assim soava estranho. Sempre ouvi “que tal”, e como uma pergunta.
Fui verificar na internet se essa palavrinha era usada. Para meu espanto, há quase 10 mil “quetais” em sites diversos. Sim, fiz uma busca no Google. Depois, meu caminho foi ir aos dicionários. Nenhum deles me apresentou uma solução, mas o “Houaiss” chegou perto.
No verbete “tal”, há a locução “que tal”, com dois significados.
Um é o uso para pedir a opinião do interlocutor (exemplo: pensei em cinema, que tal?).
O outro está com o sentido de “da mesma espécie, forma, natureza”. Exemplo: o grupo era formado por PSB, PC do B e outros que tais. “Que tais”, no plural e com espaço. Não “quetais”.
Como visto, o dicionário já registra o uso, mas a grafia é “que tais”. Assim, mesmo lendo muitos “quetais” por aí, é bom saber que a forma correta na norma culta da nossa língua ainda é com espaço.

Comentários

Unknown disse…
No Livro "Dentro de 1 Livro" ed. Casa da Palavra (2005), o autor João Paulo Cuenca no conto "No hay banda" ele usa: "...projeto literário e quetais". aliás, o livro é ótimo.
mota disse…
ouvi pesquisei e cai aqui no seu Blog... Parabéns
Caraguablog disse…
Obrigado por desfazer esta dúvida que me tirava o sono, depois de publicar um texto com a expressão, criticada por colegas. O Houaiss não ajudou. Grato. Zé Mário, de Caraguatatuba-SP
Não, meus amigos.
A grafia correta é com hífen: QUE-TAIS, por ser 'algo' específico, com valor único.
É como o doce pé-de-moleque -- vale uma paralela, uma analogia ou vamos ficar blá-blazeando até 'algum-alguém' chutar-o-balde?
Abraços.
Fausto AMARAL DE BARROS
Unknown disse…
Hoje me deu a louca de procurar nos dicionários a expressão, que sempre usei: "que tais." Não aparece no da Acad. Bras. de Letras, no Aurélio e no Houaiss.
Mas vc foi direta onde ela aparece no Houaiss: no verbete "tal."

E sua explicação está maravilhosa. Parabéns e obrigado.
Ant. Jayro Motta

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).