Pular para o conteúdo principal

'Muito dó' ou 'Muita dó'?

A primeira forma é a correta. Apesar de muita gente achar que a palavra “dó” é feminina, ela é masculina. Exemplo: “Sentimos muito dó pelas perdas do desastre”. Também suscitam esse tipo de confusão palavras como “alface” e “marmitex” (ambas femininas).

Comentários

Vale disse…
Existe plural para a palavra marmitex?
Vale, a maioria dos dicionários não registra ainda a palavra "marmitex". O iDicionário Aulete registra e informa que sua grafia não varia, valendo a mesma forma para singular e plural. Confira aqui: http://aulete.uol.com.br/marmitex.
Mais sobre a palavra marmitex aqui: http://revisaoporfavor.blogspot.com.br/2013/08/ortografia-marmiteco-e-marmitex.html
Unknown disse…
Telma, acho que existe uma regra que padroniza os substantivos terminados em x, onde diz que todos os substantivos terminados em x ficarão invariáveis quando no plural. ex: o clímax - os clímax; o tórax - os tórax; o látex - os látex. Pode confirmar?
Unknown disse…
Telma, acho que existe uma regra que padroniza os substantivos terminados em x, onde diz que todos os substantivos terminados em x ficarão invariáveis quando no plural. ex: o clímax - os clímax; o tórax - os tórax; o látex - os látex. Pode confirmar?
J. M. MONTEIRÁS disse…
— Eu não como a gororoba que servem aqui. E apontou as duas marmitex, intactas.

J. M. Monteirás in FIM DE SEMANA EM PINDORAMA (A Dialética do Óbvio ou O Dia Em Que Ninguém Saiu de casa).ISBN 85-905108-2-4 p.84
Oi Marcelo Dezorzi,só completando: Substantivos paroxítonos terminados S ou X SÃO INVARIÁVEIS. Ex. clímax, marmitex, torax, (um terminado em S - lápis) etc. Espero ter ajudado.
Unknown disse…
Palavras terminadas em x tem mesma grafia no plural
Anônimo disse…
marmitexes

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).