Pular para o conteúdo principal

Acessor ou assessor?

A segunda forma é a correta. Assessor é aquele que ajuda, auxilia, assiste (presta assistência, assessora). Segundo o “Houaiss”, o assessor exerce uma atividade ou cargo para ajudar alguém em suas funções. Também pode ser “especialista em determinado assunto que auxilia alguém em cargo de decisão com subsídios da área de sua especialidade”. Repare nas grafias: assessor, assessoria, assessorar, acesso, acessório e acessar.

Comentários

AJBF disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
AAS> disse…
Olá, fui procurar na web a diferença entre as duas grafias assessor e acessor e cheguei até seu blog e este post.

Bom, pelo que entendi você define apenas a palavra ASSESSOR e caracteriza ACESSOR como errado. Entretanto, ACESSOR não seria a grafia correta para aquele que dá acesso?

Obrigado e parabéns pelo blog.
Olá. A palavra ACESSOR, como quem ou aquilo que dá acesso, é uma construção possível da língua portuguesa. No entanto, é uma palavra que não é registrada nem pelo Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa nem pelo Houaiss. Este último ainda te corrige e mostra o verbete ASSESSOR, ao digitar ACESSOR. É complicado dizer que é uma palavra que não existe e não é usada, porque não conhecemos todo o universo de falantes da língua; mas deve ser quase isso. Talvez a língua tenha formas/fórmulas mais eficientes para dizer a mesma coisa.
Anônimo disse…
Gostaria de saber se o emprego da palavra assessora e correto em certas ocasiões ex:
Andréa Mendes
Assessora nível médio
silvas disse…
E quando o assunto em questão for de localização?
Tenho assesso ou tenho acesso?
NuLules disse…
Assessor e assessoria não têm nada a ver com as palavras acesso, acessório, acessível e acessibilidade.

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).