Pular para o conteúdo principal

Níver e químio

Algumas palavras da língua portuguesa sofreram redução ao longo do tempo.
Um caso clássico é pneu, redução de pneumático. Pneu consta no dicionário como sinônimo de pneumático e, aqui no Brasil, também dá nome àquela gordura excessiva que se localiza na cintura.
Duas palavrinhas – níver e químio – podem estar no mesmo caminho de pneu, mas ainda nos primeiros passos: amplo uso na fala, mas ainda não registrado pela norma culta.
É fato que níver, redução de aniversário, e químio, redução de quimioterapia, estão na fala dos brasileiros, e já vão um pouco além.

1. Uso
Em blogs, níver é comum como qualquer outra palavra. Químio, apesar de ter uso mais restrito por ser um termo “técnico”, já pode ser lida em textos da imprensa.
2. Ortografia
Níver, palavra paroxítona terminada em “r”, como mártir e revólver, recebe acento na sílaba tônica. Químio, de separação silábica quí-mi-o, tem acento por ser proparoxítona.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).