Pular para o conteúdo principal

‘Hora’ e ‘ora’

“Hora” é substantivo feminino e, de acordo com o dicionário “Houaiss”, significa: o segmento de tempo equivalente a 60 minutos; o momento, o instante preciso em que se percebe ou se passa algo; o tempo, mais ou menos preciso, que se dedica habitualmente a determinada função ou atividade. Exemplos: o exame durou uma hora; percebi na hora que era ele; está na hora de ir.
Já “ora” pode ser advérbio, conjunção ou interjeição.
Como advérbio, tem o sentido de agora, nesta ocasião, neste momento. Ex.: o programa, ora em funcionamento, foi feito por mim.
Como conjunção, significa “seqüência de discurso ou transição de pensamento” e “pois bem, entretanto”. Ex.: se quisesse o doce, pediria, ora, se não pediu, não quer. “Ora” ainda pode ser empregado repetido no início de duas frases, com valor alternativo. Ex.: ora comia, ora bebia.
Já como interjeição exprime impaciência, espanto, dúvida e/ou menosprezo. Ex.: ora, não me incomode mais com esse assunto!

Comentários

MLúcia disse…
Obrigada. Foi esclarecedor.

Postagens mais visitadas deste blog

‘Ideia de girico’ ou ‘ideia de jerico’?

A segunda forma é a correta. Apesar de não se aproximar tanto da fala como “girico”, palavra inexistente na língua portuguesa, jerico significa asno, jumento. No entanto, na fala é usada principalmente com o sentido de tolo, imbecil, estúpido – e pode ser dito a pessoas e coisas. Exemplo: “Ele sempre tem ideias de jerico”. (Texto atualizado conforme o Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990.) 

'Entretenimento' ou 'Entreterimento'?

A primeira forma é a correta, com “n”. De acordo com o dicionário “Houaiss”, entretenimento é o “ato ou efeito de entreter(-se), de distrair(-se)”. Também pode ser “aquilo que distrai, entretém; distração, divertimento”. Constitui erro de ortografia escrever com “r”. Atenção!

'Daqui a 2 dias' ou 'Daqui há 2 dias'?

A primeira forma é a correta. A confusão acontece porque “a” e “há” têm a mesma pronúncia, mas o significado é diferente. A preposição “a” indica, na expressão “daqui a”, a noção de tempo futuro. Já a forma “há”, flexão do verbo “haver”, expressa a noção de tempo passado (“saímos há 4 dias”).